banner retangulo

Pratos vencedores do Festival Gastronômico de Quitandas em Congonhas-MG

22 maio 2014

O Festival da Quitanda que se encerrou neste domingo, 18, já deixou um gostinho de saudade. As deliciosas receitas das quitandeiras da região ficaram no paladar dos milhares de turistas que visitaram o espaço histórico da Romaria em Congonhas.

Foi um grande prazer participar desta festa onde se valoriza os nossos produtos e principalmente as quitandeiras, que são as mulheres responsáveis por deixarem nossa culinária Viva.

Para o prefeito de Congonhas, Zelinho, o trabalho sério da prefeitura fez o festival crescer e se tornar um importante evento de resgate da culinária mineira. “É uma valorização das quitandeiras de Congonhas e região, tradição que temos que valorizar dos nossos bisavós, avós e mães. Este festival começou com poucas quitandeiras, há 14 anos e hoje tomou esta proporção grandiosa, se tornando um dos eventos gastronômicos mais importantes de Minas Gerais”, afirmou.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a escolha da comissão julgadora das seis melhores receitas nas categorias: Comércio Especializado, Quitanda Regional e Prata da Casa. Eu fiquei como jurada na categoria Quitanda Regional.

O Festival da Quitanda 2014 foi uma realização da Prefeitura de Congonhas, Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), com apoio da Emater-MG e do Conselho Municipal de Cultura e teve patrocínio da CSN e Namisa.


Confira o resultado do concurso de melhores quitandas:


Comércio Especializado

1º Lugar:
Bolo de Fubá Cremoso
Casarão da Pedra - Congonhas - MG

2º Lugar:
Rocambole de Brigadeiro
Padaria do Jaci - Lagoa Dourada - MG


Quitanda Regional:

1º Lugar:
Rosca de Amendoim
Maria da Conceição Costa - Ouro Branco - MG

2º Lugar:
Bolo de Arroz
Júlia Pereira Peixoto - Piranga - MG



Prata da Casa (Congonhas-MG):

1ºLugar:
Rosângela Rodrigues
Broa de Milho Verde com Fubá

2º Lugar:
Maria Socorro Duarte

Rosca de Batata Doce



Quitandeira Ritinha


Biscoito Biquica


 Bolo de Banana


 Brioche de Canela


Broa de Fubá cremoso



Rosca de Batata Doce



Fonte: Prefeitura de Congonhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário