banner retangulo

Receita Bacalhau à lagareiro

11 março 2016

A tradição dos católicos de não comer carne vermelha na Sexta-feira Santa abre espaço para outros tipos de alimentos, principalmente os peixes. Entre os mais procurados está o bacalhau, um ícone da gastronomia portuguesa, que pode ser servido tanto como prato principal quanto como ingrediente complementar de outras receitas. Durante estas três semanas até o domingo de Páscoa, irei postar sempre uma nova receita para sua Ceia ficar ainda mais especial.


Vamos aprender hoje a preparar um "Lombo de bacalhau à lagareiro". Coberto por cebola, pimentões vermelho e amarelo, batatas e azeitonas, é um prato muito delicioso e por ser colorido, possui uma bela apresentação à mesa.

 





Lombo de bacalhau à lagareiro:



Ingredientes:



600g de lombo de bacalhau

1 cebola grande

6 azeitonas pretas

½ pimentão vermelho

½ pimentão amarelo

180 ml de azeite

100g de farelo de pão

3 dentes de alho, sendo 2 inteiros e 1 picado

5 batatas sauté cozidas

Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:



Prepare o farelo de pão em uma frigideira com o azeite e com o dente de alho picado. Deixe ficar sequinho, mas não torrado. Tempere com sal e reserve. Em uma forma disponha o bacalhau, os pimentões, as batatas, a cebola e o alho. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 15 minutos, até ficar dourado. Retire os legumes e temperos da forma, deixando apenas o bacalhau. Cubra o peixe com a farofa e deixe por mais 5 minutos no forno. Monte o prato com as batatas embaixo e os acompanhamentos conforme sua preferência. Regue com azeite a gosto, disponha o bacalhau e sirva.



Fonte: Oficina das palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário