banner retangulo

Paella Valenciana, a cara do Verão

02 março 2016


A Paella Valenciana é uma das mais tradicionais do mundo. O prato de origem espanhola é preparado por etapas e tem como ingredientes principais os frutos do mar, que são a cara do Verão.

Vamos cozinhar?



Receita Paella de Frutos do Mar
Chef: Gabriel Lanius – Clémentine Cozinha Gourmet

Rendimento: 20 porções

Ingredientes:

1k g de arroz
20 camarões rosa GG inteiros (para enfeitar)
Lagostins para enfeitar (1 por pessoa)
Alguns mariscos (já cozidos) e suas conchas (para enfeitar)
1k de camarões cinza G descascados
1k de lulas em anéis
1k de polvo (limpo e já cozido por 45 min)
1k de mariscos
1k de vieiras
4 pimentões em tiras (para decorar, vermelho e amarelo)
4 pimentões em cubos pequenos (vermelho e amarelo)
200 g de cebola em cubos pequenos
70 g de alho picado
Ervilhas frescas
Ervilhas tortas inteiras (para decoração, refogadas levemente com sal e azeite)
Azeite de oliva
Açafrão
Caldo de peixe
Sal a gosto

Preparação
Primeiro passo

Prepare um caldo de peixe com as espinhas, cebola e pimentões com 3 ou 4 litros de água. O caldo deve ser cozido em média de 30 minutos a 1 hora. Em fogo baixo, adicione os legumes e o peixe que devem soltar o sabor e perfume para aromatizar o caldo. Salgue a gosto.

Segundo passo

Limpe e cozinhe o polvo por 45 minutos e depois limpe todos os outros frutos do mar. Pique os ingredientes em cubos e tiras.
*Os camarões, lagostins e mariscos podem ser refogados neste momento, no tempo ideal, de 2 a 4 minutos, dependendo do tamanho.

Terceiro passo

Na paellera (panela típica para cocção deste prato), comece a refogar com o azeite a cebola, o alho e os pimentões em cubos. Cuidado para não dourar ou queimar. O alho principalmente é um ingrediente rápido. Em seguida, acrescente o marisco, a lula, o polvo, e o paellero. Refogue por 10 a 15 minutos mexendo sempre. Adicione as vieiras.
Depois de alguns minutos, coloque o camarão menor e o arroz e logo uma quantidade generosa de caldo de peixe, que deve cobrir bem e um pouco mais o conteúdo da panela. Siga mexendo sempre para que não grude no fundo. Você deve acrescentar de tempos em tempos o caldo, até que esteja cozido o arroz de acordo com sua preferência.
A decoração será feita assim que desligar a paellera. Não esqueça que os camarões maiores, o lagostim e os mariscos devem estar cozidos. Temperinho verde, do tipo cebolinha e salsinha podem ser salpicados no final, dão cor e sabor ao seu prato.

Fonte: Oficina das palavras


Nenhum comentário:

Postar um comentário