banner retangulo

Os famosos Risotos ganham destaque nos cardápios de Inverno

19 maio 2014




A cada mudança de Estação os costumes também são alterados, principalmente os gastronômicos. As refeições são mais encorpadas, assim como cresce a preferência por alimentos e bebidas quentes. Para acompanhar essas alterações no cotidiano das pessoas durante o ano, os restaurantes e demais estabelecimentos de gastronomia buscam adequar seus cardápios. “É nessa época do ano que os risotos, fondues e cafés ganham destaque. O cliente está esperando um menu que atenda as necessidades da Estação”, afirma o proprietário do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle.

O risoto é um prato sofisticado bem aceito neste período. A base, que é o arroz, pode ser acompanhada de ingredientes variados. De acordo com Fontenelle, o mais interessante desse prato é a sua versatilidade. “O risoto nos permite viajar e apostar nas mais exóticas misturas. Claro, o clássico nunca sai de moda, mas para quem gosta de se aventurar na cozinha esse prato é ideal”, complementa.

Neste ano, o tradicional cardápio de Inverno do Figueira Restaurante vai contar com três opções de risoto: Paulistânia (preparado com cerveja escura), limone e cogumelo. O “Risoto Limone”, por exemplo, acompanha Linguiça Blumenau e mignon grelhado. “Os acompanhamentos dão um toque especial no prato, assim como a bebida. Para esse risoto a dica é degustá-lo com o vinho Luigi Bosca DOC Malbec”, afirma Fontenelle.


Risoto de limone com Linguiça Blumenau e mignon grelhado

Ingredientes:

500gr de arroz arbóreo
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de manteiga
1 litro de caldo de galinha
150gr de linguiça Blumenau
2 colheres de sopa de queijo parmesão
Sal, pimenta do reino a gosto
Suco de 1/2 limão siciliano
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher de chá de noz moscada
150gr de nata
800gr de mignon

Modo de Preparo do risoto:
Pique a cebola, o alho e refogue com uma colher de manteiga. Adicione o arroz e refogue por um minuto. Acrescente o caldo de galinha aos poucos e mexa durante o cozimento. Quando estiver quase pronto adicione o suco de limão e espere cozinhar até ficar al dente. Coloque a nata, as raspas de limão e a noz moscada. Distribua a Linguiça Blumenau frita por cima do risoto antes de servir.

Modo de Ppreparo da carne:

Corte o filé mignon em medalhões, tempere com sal e pimenta do reino.
Grelhe a carne até o ponto de sua preferência e sirva junto com o risoto.


Rendimento: 4 porções
Fonte: Assessoria Oficina das Palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário